50 anos de idade é o inicio do Fim!?

imagesPoderia ser tão ruim, chegar aos 50 anos de idade? Eu me perguntava naquela época, enquanto ouvia, um grande amigo, também medico, descrever sua chegada aos 50. Eu tinha 15 anos menos que meu colega e, portanto, não compreendia bem a queixa dele.

Possuidor de um grande senso de humor e de uma vasta experiência profissional, esse amigo que vou chamar de “Dr. Joel” descrevia a ascensão e decadência da forma física nos homens, demonstrando sua teoria através dos dedos da mão esquerda:

– Khouri, veja, do dedo “mindinho” ao “dedo médio” há uma ascensão e depois, uma descida até o polegar. Cada dedo representa uma década de vida e a brusca queda do indicador ao polegar representa a expressiva decadência física masculina que ocorre no homem nessa fase dos 40 aos 50 anos.

Em parte ele tinha razão no que dizia na época e hoje posso entender, pois a vida útil dos atletas demonstra que o período de maior desempenho atinge seu ápice por volta dos 30 anos, exceto em esportes como o xadrez e outros que não exigem o vigor físico como principal atributo competitivo.

A ciência comprova que com o passar dos anos, nosso corpo passa por um processo de decadência física gradual que pode ser a causa ou quem sabe o efeito da mudança do perfil hormonal de cada um de nós. Há uma progressiva perda de massa muscular que é substituída por gordura, por isso muitas pessoas que não praticam atividade física sentem seus músculos mais fracos e flácidos e percebem o aumento de peso e de gordura em pontos do corpo como barriga, quadril, costas .

Em vários órgãos acontece o mesmo e a gordura vai se depositando, mudando não só a nossa aparência física, como também os nossos órgão internos, como o fígado e outros. Nossa digestão e metabolismo se tornam menos eficientes e uma série de efeitos em cascata produzem a perda do vigor físico ao qual estávamos acostumados.

Nosso organismo passa a aproveitar menos os nutrientes dos alimentos e não consegue eliminar com eficiência as toxinas produzidas pelo nosso corpo. A testosterona, hormônio responsável pela libido, tanto masculina como feminina e potencia sexual, passa a ter menos efeito no organismo, uma vez que os órgãos diminuem sua resposta ao estimulo desse hormônio, mesmo que no exame de sangue os índices de testosterona permaneçam aparentemente normais. Fazendo uma correlação, é como uma pessoa que usa calmantes de forma contínua e depois de algun tempo nota que a mesma dose do remédio já não produz os mesmos efeitos de antes. Em nosso corpo essa situação se repete em relação aos hormônios cuja quantidade já não produz os mesmos resultados.

Alguns anos se passaram e não encontro o Dr. Joel, para saber se ele superou a crise dos 50 anos, mas tenho a certeza de que vem adotando as medidas compensatórias que a evolução da medicina hoje nos oferece, como por exemplo:

1. O Planejamento alimentar e de atividades físicas . Todo homem deve planejar, sempre, o que deseja para sua vida após os 50 anos, pois as chances de chegar aos 90, atualmente, tornou-se uma realidade. Da mesma forma que se planeja a vida financeira, poupando para o futuro, é importante também planejar a saúde em longo prazo e não “desperdiçar” a saúde durante a juventude, pois dessa forma não vai sobrar nada para o futuro. A saúde é como uma herança que se usada de forma indiscriminada , por maior que seja , acaba em pouco tempo .
  2. Os exames preventivos podem detectar alterações que se tratadas no momento certo , evitam principalmente a deterioração do sistema vascular e endócrino. Sabemos que o aumento, mesmo que sem sintomas, da pressão arterial, dos níveis de colesterol, glicose e outros, são responsáveis por um grande número de doenças que só irão se manifestar anos mais tarde.
  3. Equilíbrio emocional . Buscar esse equilíbrio é fundamental , pois além de experiência de vida , a maioria das pessoas acumula também funções e obrigações desnecessárias por puro habito de querer resolver tudo . Muitas vezes é necessário consultar um psicólogo para descobrir o motivo de tanta ansiedade e irritabilidade presentes dessa fase da vida.

A cada dia recebo mais pacientes nessa faixa de idade que solicitam orientação sobre como recuperar o vigor físico e mental de antes. Alguns buscam apenas por medicações novas ou maravilhas da medicina propagadas nas reportagens de domingo. Entretanto a maioria vem em busca de uma melhora real e duradoura.

A medicina , como muitos colegas já entendem busca prevenir , pois, sabemos que saúde não é ausência de doença e sim, viver integralmente com qualidade de vida.

Minha visão é integrativa, no sentido de ver o ser humano como um todo, ou a visão holística que analisa causas e efeitos e os hábitos de vida de cada paciente e por isso, após avaliação inicial- exame físico, exames laboratoriais básicos, pesquisa de hábitos alimentares, atividades físicas, ambiente de trabalho – busco conduzir meus pacientes para a mudança de hábitos que envolvem, além do tratamento comigo, a atividade física, a alimentação correta e para isso indico equipe multidisciplinar (educadores físicos, nutricionistas, psicólogos e coaches) que acompanham de perto meus pacientes.

A experiência de vida adquirida com a idade não basta para dar ao ser humano a plena capacidade de administrar sua vida e aproveitar as oportunidades que se apresentam a todo o momento, é necessária redobrar os cuidados com o corpo e com a mente. É preciso se cuidar e ter acesso a orientações e tratamentos que melhorem nossa qualidade de vida proporcionando um envelhecimento com dignidade.