Câncer de próstata

câncer de próstata - novembro azul

O que é próstata?
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga. Ela produz parte do sêmen liberado durante o ato sexual. Pode causar dificuldade de urinar nos homens após os 50 anos de idade.

O que é câncer de próstata?
É uma doença que faz as células da próstata sofrerem alterações e começarem a se multiplicar sem controle. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

O que causa o câncer de próstata?
Ainda não existe um conhecimento pleno de todas as causas do câncer de próstata, mas alguns fatores como a idade, consumo de gorduras de origem animal, tabagismo e o histórico familiar podem aumentar as chances de desenvolver essa doença.

Quais os sintomas do câncer de próstata?
Na fase inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa, mas nas fases avançadas podem se manifestar com  dificuldade de urinar, dor nos ossos, infecção generalizada e insuficiência renal.

Como se detecta o câncer de próstata?
O câncer de próstata pode ser investigado por meio dos exames: toque retal e Antígeno Prostático Específico (PSA, do inglês). Nos casos de alguma alteração, o médico solicitará uma biopsia, que poderá ser guiada pela ultrassonografia e assim confirmar o diagnóstico.

Há como prevenir o câncer de próstata? A partir de que idade os homens devem fazer exames preventivos de câncer de próstata e qual é a periodicidade indicada?
A melhor prevenção é fazer os exames anuais, mas a alimentação e a atividade física, reconhecidas como prevenção primária, podem ajudar a evitar o câncer de próstata. Isto porque alguns alimentos possuem uma certa capacidade protetora contra a doença, como o tomate e frutas em geral. Já a dieta rica em gordura animal pode aumentar o risco de desenvolver o câncer de próstata.  Não fumar e não beber também são fortes aliados da saúde. Os homens com mais de 50 anos devem fazer os exames preventivos uma vez por ano. Porém, aqueles com casos de câncer de próstata na família (pai e irmãos) ou de câncer de mama (mãe e irmãs) devem procurar o urologista antes dessa idade.

O câncer de próstata tem cura?
Sim, especialmente os que forem diagnosticados precocemente.

Qual é o tratamento indicado para o câncer de próstata detectado precocemente?
O procedimento mais empregado é a cirurgia radical (prostatectomia), com índice de cura acima de 90%. Quimioterapia e/ou Radioterapia também podem fazer parte do tratamento.