Câncer de testículo

autoexamehorizontal

O que é testículo?
É um órgão do sistema reprodutor masculino, localizado dentro da bolsa escrotal e responsável pela produção dos espermatozóides e da testosterona.

O que é câncer de testículo?
É uma doença que faz com que tumores malignos cresçam sem controle nos testículos.  Pode ser curado quando detectado precocemente e apresenta baixo índice de mortalidade.

O que causa o câncer de testículo?
Alguns fatores estão relacionados ao desenvolvimento do câncer de testículo, como histórico familiar, lesões e traumas na bolsa escrotal e criptorquidia (quando o testículo não desce para a bolsa escrotal). Na infância, o pediatra precisa verificar se os testículos desceram para a bolsa escrotal

.Quais os sintomas do câncer de testículo?

O principal sintoma é o surgimento de nódulo duro, geralmente indolor, mas é importante ficar atento a outras alterações, como aumento ou diminuição do tamanho dos testículos, dor na parte baixa do abdômen, sangue na urina e aumento dos mamilos. Por isso, é importante a realização do autoexame. Se notar qualquer anormalidade, procure um médico urologista.

Como se detecta o câncer de testículo?
O médico pode solicitar exames de sangue, ultrassonografia e biopsia para diagnosticar a doença.

O câncer de testículo tem cura?
Sim. As chances de cura do câncer de testículo podem chegar próximo de 100% nos casos iniciais. Quanto mais cedo ele for diagnosticado, melhores serão os resultados.

Quais são os tratamentos para o câncer de testículo?
O principal tratamento é o cirúrgico, complementado com Quimioterapia e/ou Radioterapia.

Dúvidas frequentes sobre câncer de testículo

A retirada do testículo afeta a vida sexual e reprodutiva do paciente?
Não, desde que o outro testículo esteja sadio.