E-mail: contato@drcarloskhouri.com.br
Que dor é essa Doutor?

RückenschmerzO dia parecia que seria normal, com muitos pacientes aguardando para os exames preventivos. Mal terminei de pensar sobre meu dia atipicamente tranquilo e a recepcionista interrompe a consulta em curso, solicitando minha atenção para uma urgência:

 

  • Khouri, o Senhor precisa ir urgente para o pronto-socorro do hospital. Acaba de dar entrada um rapaz de 30 anos que diz já ser seu paciente, relatando uma dor do lado direito muito intensa e não para de vomitar mesmo após ter sido medicado pelo plantonista.

 

Saí rapidamente de meu consultório e me dirigi à emergência. E lá encontrei o rapaz se contorcendo de dor e aos berros. A correria foi grande para aliviar a dor do rapaz e realizar os exames necessários para obter o diagnóstico correto, pois, existem várias patologias com sintomas muito semelhantes.

Após alivio da dor, com medicações de alta potência e obter o resultado dos exames, confirmamos a suspeita de se tratar de uma cólica renal.  Voltei para conversar com ele, pois, no estado anterior ele mal conseguia proferir uma palavra.

 

Constatei que Luís, – esse era o nome do paciente que eu já havia atendido várias vezes- como muito dos jovens de hoje, levava uma vida sedentária, comia muita carne vermelha, bebia pouco líquido para evitar ter que ir ao banheiro, pois, não queria parar o trabalho e sempre que a vontade vinha ele segurava e deixava para ir muito tempo depois. Além disso, só comia alimentos nada naturais, muito sanduiche e quase nada de frutas e verduras e adorava salpicar muito sal na comida.

 

– Luís, você vem observando a cor da sua urina?

– Doutor ela é quase marrom, por quê?

– Porque uma urina de pessoa saudável é clara.

-Mas eu tomo água, sempre que possível.

-Mas, não está sendo o suficiente para seu organismo. A quantidade de água que cada um de nós necessita é diferente, pois, depende de nossas necessidades individuais. A melhor forma de saber se estamos tomando a quantidade necessária de agua é olhar a cor da urina. A urina deve estar sempre clara como um suco de limão.

-Entendi, Dr, mas se eu beber muita água, não paro na cadeira e tenho que ir ao banheiro, interrompendo meu trabalho.

– Luis, é melhor do que ter essa dor, concorda??

-Pelo jeito não terei alternativa

-Isso mesmo, tem que mudar os hábitos de vida. Muitas pessoas perdem os rins por não cuidar a tempo e você já tem informações suficiente para saber que a coisa é séria não é ?

-Verdade doutor. Que dor é essa? Não quero sentir isso nunca mais!

 

E assim encerrei o atendimento e darei a seguir, as mesmas orientações que passei ao Luís.

 

Os cálculos são formados por vários motivos, mas algumas dicas servem para a maioria das pessoas:

 

1)Tomar bastante líquido

2) Não prender a urina

3)Evitar o excesso de carne vermelha e sal na alimentação

4) Fazer atividade física, pois o organismo sem atividade retira cálcio (o principal componente dos cálculos renais) dos ossos e o elimina na urina, aumentando assim a formação dos cálculos renais.

 

 

Alguns meses depois, volta ao consultório o Luís para uma avaliação de rotina conforme havíamos programado e eu me surpreendi, positivamente. O rapaz entendeu, da pior maneira possível, sofrendo com a dor da cólica renal que seu organismo estava pedindo socorro e mais do que isso, pedindo mudanças nos hábitos de vida.

 

Desta vez, estava à minha frente, um rapaz mais confiante e seguro, pois, as mudanças de hábitos de vida não são para pessoas fracas, elas requerem força de vontade e determinação.

 

– Parabéns Luís, disse eu ao ouvir dele que já estava frequentando uma academia de ginástica e que passou a fazer suas refeições em um pequeno restaurante de “comida caseira” perto do trabalho.

 

Isso não quer dizer que o Luís nunca mais terá uma cólica renal , mas, certamente, os riscos disso acontecer novamente, diminuíram muito e além disso , diminuíram também, os riscos de outras doença causadas pelos mesmo maus hábitos de vida , como a obesidade , diabetes , cardiopatias e outras doença causadas pelos maus hábitos da vida moderna .

 

Gostaria que mais pessoas despertassem para os cuidados com a saúde e agissem com determinação para mudar, mas, infelizmente não é isso o que vemos no dia a dia de nossa atividade na Urologia.

Contato

Rua Nossa Senhora da Saúde, 118 , Centro • Ubá • MG

Consultório: (32) 3532-5989

@contato@drcarloskhouri.com.br

Facebook
Tags
andropausa Bexiga Carreira causas da andropausa cirurgia de calculo renal colica renal causas colica renal como tratar colica renal o que fazer colica renal sintomas colica renal tratamento como prevenir cancer de prostata cálculos renais Câncer câncer de próstata cólica renal Diagnóstico exames preventivos infecção irinária medico pasciente mudar de vida operação de cancer de prostata o que é andropausa Planejamento alimentar praticar atividade fisica praticar esportes Prevenção Próstata Qualidade de Vida Rim saúde do homem sedentarismo segurar urina Sintomas sintomas da andropausa Stress terceira idade Testiculos Trabalho Tratamento urologista em uba urologista uba vasectomia vasectomia causa impotência? vasectomia reversivel vasectomia reversão